Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2023

O Hotel do Suicídio

Uma pessoa pode "se ligar" a eventos passados? Sim, de acordo com a médium Joan Grant, que foi convencida por uma experiência em 1929.
Viajando com seu marido pela Europa, ela passou a noite em um quarto de hotel em Bruxelas. Por algum motivo inexplicável, o quarto deixou-a inquieta, mas como não havia outras acomodações disponíveis resolveu ficar. Seu marido achou seus temores improcedentes e saiu para dar um passeio sozinho.
Joan Grant decidiu tomar um banho para tentar acalmar os nervos, mas, quando viu que de nada adiantara, resolveu ler um pouco e depois ir para a cama. Foi aí que ela teve um choque. Enquanto estava deitada na cama, teve uma assustadora visão: um jovem pareceu sair correndo do banheiro e atirar-se pela janela. Ela esperou ouvir o baque surdo de seu corpo atingindo o chão, mas não ouviu nada. A perplexa médium tentou fazer uma oração, mas, algum tempo depois, teve a mesma visão outra vez.
Foi então que concluiu que aquela sensação desagradável no quarto tinha algo a ver com um evento do passado. Uma vítima de suicídio, pensou ela, alugara aquele mesmo quarto, e agora estava comunicando sua aflição à médium. Julgou que podia libertar o quarto do espírito do suicida, ou de qualquer coisa que estivesse perturbando aquele aposento, aprofundando-se no assunto. Seu maior receio, no entanto, era que poderia envolver-se tão completamente com o suicida que acabaria por saltar da janela também. Assumindo o risco, Joan Grant foi até a janela e disse:
- Seu medo já se apoderou de mim, e agora você está livre.
Ela repetiu essa mensagem várias vezes, antes de sentir que o quarto ficara, de repente, mais claro. Quando seu marido voltou, no início da noite, ela estava aborrecida:
- Seu monstro! - esbravejou ela. - Como pôde sair assim e deixar, deliberadamente, sua mulher envolver-se com um caso de suicídio? Não foi graças a você que deixei de pular pela janela e quebrar o pescoço.
- Qual é o problema? - perguntou o marido. - O que foi que aconteceu?
- Este quarto estava assombrado. Eu lhe disse que havia alguma coisa de errada aqui. Um homem ficou o tempo todo correndo do banheiro para a janela e pulando lá para baixo. Eu tive de me envolver para libertar o espírito dele e quase acabei pulando janela abaixo.
No dia seguinte, o sr. Grant verificou a história com o gerente do hotel, e foi informado de que, realmente, ocorrera um suicídio naquele mesmo quarto, cinco dias antes, e que o ocupante saltara pela janela.

Charles Berlitz
O livro dos Fenómenos Estranhos

A Vôo da Morte

O comandante Thomas Mantell, piloto experiente da Força Aérea, morreu em um controvertido acidente aéreo no dia 7 de janeiro de 1948. De acordo com o relatório oficial, seu avião ganhava altura quando uma perda total de potência forçou-o a seguir horizontalmente, em seguida inclinar para um lado e mergulhar em uma espiral fatal. Segundo declarações de outros pilotos, Mantell perdeu a consciência devido à falta de oxigênio e não voltou a si.
Na verdade, o vôo da morte de Mantell começou quando a torre de Godman Field, Kentucky, avistou um grande objeto brilhante, em forma de disco, voando no céu. Os funcionários da torre de controle decidiram que o objeto não era um balão meteorológico e, incapazes de identificá-lo, enviaram o comandante Mantell, juntamente com um grupo de aviões, para verificar o que acontecia. Mantell subiu a 4 500 metros. Nesse ponto os outros aviões retornaram, porque uma altitude tão elevada exigia um equipamento de oxigênio diferente. Mas Mantell seguiu em frente. Finalmente ele transmitiu seu último aviso pelo rádio: - Parece ser metálico e seu tamanho é imenso. Está sobre mim e estou me aproximando dele.
Destroços do avião de Mantell foram posteriormente recolhidos. Eles estavam permeados com centenas de pequenos orifícios.
A despeito desses fatos, os altos escalões da Força Aérea negaram a possibilidade de um OVNI, e determinaram posteriormente que Mantell teria visto o planeta Vênus ou um dos muitos balões meteorológicos que a Marinha estaria usando na área naquele momento.
No entanto, os ufologistas apressaram-se a reagir: o Sol deveria estar inusitadamente claro para permitir que pessoas em terra avistassem Vênus com tamanha nitidez. Na verdade, afirmaram eles, a aparição simplesmente teria sido tão nítida que todos teriam visto Vênus, ou até mesmo Vênus e um balão.
Porta-vozes da Força Aérea finalmente vieram a público para afirmar que as testemunhas teriam visto Vênus e dois balões, aparentemente ligados um ao outro, parecendo um poderoso OVNI. Todavia, a Força Aérea jamais conseguiu explicar os boatos relativos ao corpo de Mantell: ele foi, aparentemente, retirado pela polícia e colocado em seguida num caixão, o que convenceu alguns investigadores de que Mantell estaria coberto com estranhos ferimentos, ou que nenhum corpo foi encontrado.

Charles Berlitz
O livro dos Fenómenos Estranhos

Lágrimas de Alegria

Os jornais costumam noticiar casos de lágrimas ou sangue jorrando de quadros ou estátuas. Esses casos são, normalmente, testemunhados por membros da Igreja Católica, cuja fé em milagres é excessiva. Algumas vezes, no entanto, tais relatos originam-se de fontes protestantes.
Um desses casos foi relatado pelo reverendo William Rauscher, pároco da Christ Episcopal Church em Woodbury, Nova Jersey, quando participava de um seminário em 1975. Em visita ao quarto de um amigo, Bob Lewis, começaram a conversar sobre a avó de Bob. Por ter sido a primeira pessoa a fazer com que o jovem Lewis conhecesse o caminho da religião, ela chorara de alegria ao saber que ele decidira seguir a carreira religiosa. Mas aquela mulher morreu antes de ver seu neto ser ordenado.
Enquanto contava essa história, Lewis percebeu que uma foto da avó, que ele mantinha sobre a cômoda, estava chorando.
- A foto estava tão molhada que se formara uma pequena poça de água na cômoda - explicou Rauscher. - Examinando-a, descobrimos que estava molhada por dentro do vidro. Aquilo nos deixou realmente atônitos. A parte posterior da foto, feita de imitação de veludo, estava cheia de estrias e toda desbotada. Retirada do porta-retratos, a foto não secou rapidamente. E, quando isso aconteceu, a área ao redor do rosto continuou inchada, como se a água tivesse se originado ali e descido pela foto, desde os olhos.
Em resumo, Rauscher jamais conseguiu encontrar uma explicação normal para o incidente. Quanto a Bob Lewis, ele terminou o seminário feliz por saber que sua querida avó chorara novamente de alegria.

Charles Berlitz
O livro dos Fenómenos Estranhos

O Efeito Ganzfield

Alguns especialistas acreditam que todos possuem algum resquício de mediunidade. O problema, afirmam, é encontrar esse sexto sentido nas galerias secretas da mente.
Um dos procedimentos mais bem-sucedidos para ajudar alguém a aprender como usar a percepção extra-sensorial é a técnica de Ganzfield, na qual o voluntário senta-se em uma cabine fechada, à prova de som, e recebe a ordem de ficar descontraído, enquanto duas metades de uma bola de pingue-pongue são colocadas sobre seus olhos. Como as esferas translúcidas dispersam a luz, a pessoa tem apenas um campo visual avermelhado e indiferenciado. Fones colocados nos ouvidos emitem um suave som sibilante, e a pessoa fica isolada de qualquer outra fonte de força sensorial.
O especialista que coordena a experiência, sentado em outro ambiente, olha para imagens selecionadas a esmo e tenta transmiti-las para a pessoa que está sendo testada por meio da PES. Quando a experiência termina, 35 minutos ou mais depois, a pessoa testada é solicitada a separar cópias daquelas imagens, entre algumas outras colocadas ali apenas para dificultar sua tarefa.
Nas experiências de Ganzfield, cujo primeiro relatório foi feito por Charles Honorton, da divisão de parapsicologia e psicofísica do Maimonides Medical Center em 1973, quase metade das pessoas testadas escolheram a imagem correta. Quando o tema de uma dessas sessões era "Pássaros do Mundo", por exemplo, a pessoa submetida ao teste reportava "uma grande cabeça de gavião" e "a sensação de penas macias". Não se consegue um resultado melhor do que esse por intermédio da telepatia.
Desde que os cientistas do Maimonides relataram seu primeiro sucesso, o Efeito Ganzfield foi reproduzido por diversos outros laboratórios de parapsicologia. Hoje em dia, ele é uma das ferramentas mais confiáveis para testes de percepção extra-sensorial.

Charles Berlitz
O livro dos Fenómenos Estranhos

domingo, 23 de julho de 2023

Alguém Como Eu


Género: Comédia, Romance
Data de estreia: 12/10/2017
Título Original: Alguém Como Eu
Realizador: Leonel Vieira
Actores: Paolla Oliveira, Ricardo Pereira, Irene Ravache
Distribuidora: NOS Audiovisuais
País: Portugal, Brasil
Ano: 2017
Duração (minutos): 88
Sinopse: Helena, uma jovem mulher de 30 anos, toma uma decisão que mudará o resto da sua vida: viver em Lisboa, ser solteira, independente e indisponível.Mas como todos nós, Helena não controla o destino e dá de caras com o homem da sua vida.Aquilo que parecia ser um ano longe de aventuras amorosas e, apenas, de puro enriquecimento pessoal, transforma-se num louco e imprevisível teste à inteligência emocional.

Informação retirada daqui

sexta-feira, 21 de julho de 2023

O Gangue do Parque 2


Género: Animação, Aventura, Comédia
Data de estreia: 01/11/2017
Título Original: The Nut Job 2
Realizador: Cal Brunker
Actores: Will Arnett, Katherine Heigl, Maya Rudolph
Distribuidora: Outsider Filmes
País: EUA, Canadá, Coreia do Sul, China
Ano: 2017
Duração (minutos): 80
Sinopse: Após os eventos do primeiro filme, Surly e seus amigos devem parar o prefeito de Oakton City de destruir sua casa para abrir caminho para um parque de diversões disfuncional.

Informação retirada daqui

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Espetáculo do Chão Espanhol - parte 1


Tem-se conhecimento de que imagens misteriosamente aparecidas no chão de uma cozinha espanhola começaram lentamente a alterar-se e a deteriorar-se passado algum tempo, atraindo milhares de curiosos e deixando investigadores psíquicos perplexos.

Na manhã do dia 23 de Agosto de 1971, uma dona de casa da aldeia de Belmez de la Moraleda, no Sul de Espanha, entrou na cozinha e deparou-se-lhe, estupefacta, algo semelhante a um rosto, aparentemente pintado durante a noite no chão. Como não se tratava de uma aparição nem de uma alucinação, a dona de casa, uma camponesa simples chamada Maria Gómez Perei¬ra, só pôde deduzir que houvera um fenómeno para-normal em sua casa.

A notícia espalhou-se rapidamente. Não tardou que  todos os habitantes da aldeia ouvissem falar no estranho acontecimento e acorressem em massa à casa da  Rua Rodriguez Acosta para examinar o rosto. Parecia  um retrato de estilo expressionista e as feições como  que emergiam com toda a naturalidade de entre a  amálgama de cores espalhadas no chão de cimento. 

A certa altura, a família Pereira tentou depreciar a  extraordinária ocorrência, que ameaçava arruinar a vida  habitualmente pacata que levavam no seu dia-a-dia, optando por destruir a «pintura» misteriosa. Seis dias depois do aparecimento do rosto, Miguel, filho dos Pereira, arrancou o cimento do chão da cozinha e colocou nova camada.

Durante uma semana nada aconteceu, porém, a 8 de Setembro, Maria Pereira entrou na cozinha e voltou a deparar-se-lhe algo que fazia lembrar, estranhamente, um rosto humano, que começara a aparecer no cimento do chão, no mesmo sítio que o anterior. 

Dessa vez o contorno de um rosto masculino era ainda mais nítido do que antes. A partir daí tornou-se impossível conter as multidões de espectadores curiosos. Não havia dia em que não se formassem filas de pessoas em frente da casa, ansiosas por ver o «rosto do outro mundo». A imagem permaneceu no chão durante várias semanas e, embora não desaparecesse, as suas feições começaram a mudar lentamente, como se a cara estivesse a envelhecer ou a sofrer algum outro processo degenerativo. 

O presidente da Câmara de Belmez, reconhecendo a importância dos rostos, achou que pelo menos o segundo não devia ser destruído, mas sim cuidadosamente preservado, como se faria com uma obra de arte valiosa. A 2 de Novembro de 1971, uma multidão enorme viu recortar e retirar o rosto do chão, depois ser-lhe montado um vidro de protecção e, por fim, pendurarem-no na parede ao lado da lareira.

Nessa altura já a história do segundo rosto de Belmez passara muito para além dos muros da aldeia e a imprensa local publicara fotografias do mesmo. O pavimento da cozinha foi então levantado, para se ver se havia algo enterrado por baixo que pudesse explicar o aparecimento dos rostos. As escavações puseram a descoberto, a cerca de dois metros e meio de profundidade, uma série de ossos humanos. 

Esta descoberta satisfez os espíritas interessados nas imagens de Belmez, pois crêem que um espírito inquieto pode assombrar a casa onde o seu corpo está enterrado ou desencadear fenómenos poltergeist no local. Entretanto, a descoberta dos ossos não surpreendeu minimamente os habitantes de Belmez, porque era sobejamente sabido que a maioria das casas da Rua Rodriguez Acosta tinham sido construídas sobre o terreno de um antigo cemitério.

Retirado de "Contra toda a Lógica"
Orbis Publishing Limited
Círculo de Leitores

O Espetáculo do Chão Espanhol - parte 2


O rosto que fora colocado por trás de vidro foi então examinado por um perito em arte, o Prof. Camón Aznar, que manifestou surpresa perante a subtileza com que a «pintura» fora executada, descrevendo-a como o retrato de um homem sobressaltado ou atónito, de lábios entreabertos. No entanto, durante as semanas que se seguiram as feições foram-se alterando e a expressão mudou, apresentando um certo ar de ironia.

Duas semanas depois de o chão da cozinha ter sido escavado e refeito, apareceu um terceiro rosto muito perto do sítio onde os dois primeiros haviam sido descobertos. Duas semanas mais tarde, apareceu um quarto, apresentando o primeiro, nitidamente, feições femininas. 

O Prof. Aznar, depois de examinar atentamente estes dois últimos rostos, opinou que eram exemplos de autêntico estilo expressionista. Oútros observadores, tais como o pintor Fernando Caldéron e o parapsicólogo Germán de Argumosa, consideraram tratar-se de obras de arte, produzidas paranormalmente.

O que é ainda mais estranho é que, pouco tempo depois de a quarta face aparecer, começaram a surgir rostos mais pequenos. Maria Pereira contou nove, enquanto o Prof. Argumosa, que assumira o estudo do caso entusiasticamente e se tornara seu investigador principal, chegou a registar dezoito.

Numa conferência internacional de parapsicologia realizada em Londres em 1977, Argumosa declarou que, no seu entender, o aparecimento dos rostos poderia resultar de algum tipo de actividade poltergeist produzida por espíritos perturbados. Embora as suas ideias não tenham sido formuladas com muita clareza, admitiu: «Fiquei estupefacto ao testemunhar a formação de algumas das faces a partir dos primeiros traços grosseiros, até se transformarem em imagens meticulosamente desenhadas.»

A 9 de Abril de 1972, Argumosa assistira à formação de um rosto durante um longo período de tempo. Outras das testemunhas presentes foram os jornalistas Rafael Alcala, do jornal Jaén, e Pedro Sagrario, do Pairia. «Custava a acreditar», escreveu Argumosa mais tarde, «como o rosto ia assumindo lentamente contornos diante dos nossos olhos estupefactos... 

Não posso deixar de admitir que o meu coração batia mais depressa do que o normal.» Pedro Sagrario também descreveu o que vira: «As linhas foram aparecendo a pouco e pouco, aparentemente desconexas, na parte do piso coberto de tijolos, acabando por se juntar e compor a "pintura" nítida e atractiva de um rosto. Este rosto foi fotografado várias vezes, mas, estranhamente, ao fim do dia desaparecera por completo.»

A certa altura, Argumosa convidou um parapsicólogo seu colega, o Prof. Hans Bender, do Freiburg Institute, na Alemanha, para o ajudar nas investigações. O especialista chegou a Belmez em Maio de 1972 e deparou-se-lhe uma situação caótica. Muita gente, incluindo vários sacerdotes, pintores, parapsicólogos e jornalistas, tinham testemunhado o fenómeno e cada um tinha uma teoria diferente para explicar a sua causa.

Retirado de "Contra toda a Lógica"
Orbis Publishing Limited
Círculo de Leitores

O Espetáculo do Chão Espanhol - parte 3



Bender, depois de entrevistar muitas das testemunhas locais, ficou convencido de que os rostos eram de origem genuinamente paranormal. Também se deu conta, no entanto, de uma outra característica: tudo indicava que cada testemunha o visionava à sua maneira. O mesmo rosto parecia o de um jovem a uma pessoa e o de um velho a outra.

Alguns deles davam a impressão de ter sido construídos como um puzzle ou entreligados com outros rostos maiores. (Esta capacidade de uma linha ser vista de maneiras diferentes também é frequentemente observada no trabalho de artistas mediúnicos.)

Têm-se feito várias tentativas para apagar os rostos com detergente e esfregando-os com outros produtos, porém, eles continuam a aparecer, ressurgindo e decompondo-se aparentemente de acordo com alguma lei própria.

Embora Argumosa e Bender. tenham visitado Belmez várias vezes no decorrer dos meses seguintes, as suas investigações não produziram resultados conclusivos. No entanto, a «casa assombrada» tornara-se local de peregrinação para quem se interessava pelo oculto, e vinham pessoas de Espanha, França, Inglaterra e Alemanha para ver os rostos, que interpretavam ora como demoníacos ora como sagrados. 

Também traziam gravadores com os quais desejavam gravar sessões com os «espíritos», que esperavam encontrar a deambular pela casa. Realmente, fizeram-se muitas gravações fora do comum, entre elas uma pelo próprio Argumosa, na qual se podem ouvir gritos fortes, o barulho de muitas vozes a falar ao mesmo tempo e o som de gente a chorar. 

A gravação foi passada na casa de Carole Ramis, investigadora psíquica, em Barcelona, e esta considerou-a impressionantemente misteriosa. De facto, foi de opinião de que algo de muito grave devia ter ocorrido séculos antes naquela casa de Balmez, provavelmente relacionado com o cemitério que ficava por baixo. 

O certo é que continuava a não aparecer qualquer explicação inteiramente satisfatória para a questão dos rostos. Até os químicos que examinaram o cimento não conseguiram justificar o aparecimento dos misteriosos rostos de Belmez.

Retirado de "Contra toda a Lógica"
Orbis Publishing Limited
Círculo de Leitores

O Estrangeiro (Trailer Legendado)

sábado, 10 de junho de 2023

Um Crime no Expresso do Oriente


Género: Drama, Mistério, Thriller
Data de estreia: 09/11/2017
Título Original: Murder on the Orient Express
Realizador: Kenneth Branagh
Actores: Daisy Ridley, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer
Distribuidora: Big Picture Films
País: EUA, Malta
Ano: 2017
Duração (minutos): 114
Sinopse: O que começa como uma luxuosa viagem de comboio pela Europa rapidamente se torna num dos mais elegantes e emocionantes mistérios alguma vez contado. Baseado no best-seller de Agatha Christie, "Um Crime no Expresso do Oriente" conta a história de treze estranhos presos num comboio e onde todos são suspeitos. Um homem a correr contra o tempo para resolver o enigma antes que o assassino ataque novamente. Kenneth Branagh realiza e lidera um elenco repleto de estrelas como Penelope Cruz, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Daisy Ridley e Josh Gad.

Informação retirada daqui

Um Crime no Expresso do Oriente (Trailer Legendado)

O Gangue Do Parque 2 (Trailer Dobrado)



Mães à Solta 2 (Trailer Legendado)

Mães à Solta 2


Género: Comédia
Data de estreia: 09/11/2017
Título Original: A Bad Moms Christmas
Realizador: Jon Lucas, Scott Moore
Actores: Kristen Bell, Mila Kunis, Justin Hartley
Distribuidora: Big Picture Films
País: EUA, China
Ano: 2017
Duração (minutos): 104
Sinopse: Mães à Solta 2 continua com as nossas três amigas que apesar de sobrecarregadas de trabalho não perdem a sua loucura e boa disposição. Nas vésperas da organização do maior evento do ano: o Natal, o feriado mais perfeito de todos para as suas famílias, elas recebem a visita das suas mães! Estas visitas tornam as suas vidas num caos, mas as três amigas unem-se para tentar voltar a ter um natal divertido!

Informação retirada daqui

Jumanji - Bem-vindos à Selva


Género: Ação, Aventura, Comédia
Data de estreia: 21/12/2017
Título Original: Jumanji: Welcome to the Jungle
Realizador: Jake Kasdan
Actores: Dwayne Johnson, Karen Gillan, Kevin Hart
Distribuidora: Big Picture Films
País: EUA
Ano: 2017
Duração (minutos): 119

Sinopse:
Quatro estudantes da escola secundária descobrem uma antiga consola de jogos de vídeo, da qual nunca tinham ouvido falar - Jumanji - e são de imediato transportados para o ambiente de selva do jogo, transformando-se, literalmente, nos seus próprios avatares: Spencer, um viciado em gaming, transforma-se num aventureiro cerebral (Dwayne Johnson); a estrela do futebol, Fridge, perde (e são estas as suas palavras) “o primeiro meio metro do seu corpo”, transformando-se em Einstein (Kevin Hart); Bethany, uma das miúdas populares, transforma-se num professor de meia idade (Jack Black); e a tímida Martha transforma-se numa guerreira destemida (Karen Gillan).

Informação retirada daqui

Jumanji - Bem-vindos à Selva

Ele vem à Noite


Género: Mistério, Terror
Data de estreia: 28/12/2017
Título Original: It Comes at Night
Realizador: Trey Edward Shults
Actores: Joel Edgerton, Christopher Abbott, Carmen Ejogo
Distribuidora: NOS Audiovisuais
País: EUA
Ano: 2017
Duração (minutos): 92

Sinopse:
ELE VEM À NOITE é um thriller de terror psicológico centrado num adolescente (Kelvin Harrison, Jr.), que se vai deparando com crescentes horrores - externos e internos - durante o rescaldo de um misterioso cataclismo.

Informação retirada daqui

Ele vem à Noite