Um multimilionário diz estar disposto a oferecer uma viagem à volta de Marte a um casal de meia-idade. O projeto sem fins lucrativos chama-se «Inspiration Mars» (Inspiração Marte). A justificação é a de que só uma tripulação com grande cumplicidade conseguirá suportar 501 dias dentro de uma nave. Dennis Tito, que foi o primeiro turista espacial, aponta o dia 5 de janeiro de 2018 como data de partida de um projeto que custará à volta de mil milhões de dólares.
Dennis Tito, que é também presidente da fundação «Inspiration Mars», explica que qa escolha de um casal de meia-idade para seguir a bordo da nave é explicada com estudos que apontam que uma pessoa mais velha sofre menos com as radiações solares: uma mulher pode mesmo deixar de ser fecunda depois de uma viagem como aquela.
Dennis Tito foi o primeiro turista espacial a ser projetado atmosfera terrestre dentro, após seis dias passados na Estação Espacial Internacional, em troca de 20 milhões de euros.
Desta vez o voo será mais alto. O objetivo é sobrevoar Marte a menos de 160 quilómetros de altitude, só possível devido a um alinhamento planetário raro que colocará a Terra e Marte à mais curta distância.
O valor estimado do projeto é de mil milhões de dólares. Dennis Tito diz que o projeto e o seu financiamento serão exclusivamente privados e totalmente inspiradores para as gerações futuras, como outras partidas foram no passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário