Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

A Psicofísica e o Mercado a Futuro

Os poderes mediúnicos podem ajudar a prever o movimento do mercado a futuro na Bolsa de Valores? Esta pergunta foi feita recentemente pelo psicólogo e médium Keith Harary e pelo físico Russell Targ. Para conduzir seus experimentos, os pesquisadores escolheram o mercado da prata, que é notoriamente instável e oscila rapidamente de dia para dia. Diversos investidores mostraram-se dispostos a aplicar grandes somas de dinheiro baseados nas previsões de Harary.
Para aliviar a tensão durante a experiência, e para impedir que Harary se sentisse muito tenso enquanto fazia suas previsões, os prognósticos eram feitos de maneira indireta. Toda quinta-feira, desde 16 de setembro de 1982, Targ pedia a Harary para que descrevesse o objeto - escolhido a partir de um grupo - que ele veria na segunda-feira seguinte. Cada um dos quatro objetos designava uma oscilação em particular do mercado a futuro da prata, desde uma alta até uma queda acentuada.
Depois das respostas dadas pelo médium, Targ olhava para o grupo de objetos e decidia qual deles Harary havia descrito. A oscilação correspondente no mercado da prata era então comunicada aos investidores, que usavam a informação para comprar ou vender.
A experiência redundou em extraordinário sucesso. Sete transações consecutivas foram feitas com base nas sete previsões corretas, e os investidores ganharam 120 mil dólares na Bolsa de Valores.

Charles Berlitz
O livro dos Fenómenos Estranhos

Sem comentários: