A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) concluiu que o bode hermafrodita de um rebanho de cabras produz leite «perfeitamente igual» ao das fêmeas, disse hoje um docente da instituição à agência Lusa.
Uma delegação da ESAC, liderada pelo professor e veterinário Fernando Delgado, deslocou-se na sexta-feira à exploração de Amândio Inácio, na Cidreira, arredores de Coimbra, onde recolheu amostras de sangue e de leite do animal.
«Já temos os resultados das análises ao leite, que é perfeitamente igual ao das cabras», revelou hoje Fernando Delgado.
No entanto, segundo o mesmo especialista, «o leite do bode é ligeiramente alcalino, o que sugere a existência de uma mamite», uma inflamação da glândula mamária que já foi hoje comunicada ao proprietário do animal.
Fernando Delgado disse a Amândio Inácio «para contactar o veterinário assistente» do seu rebanho, que inclui 104 ovelhas e 11 cabras.
No final do ano, Fernando Delgado disse à Lusa que «o hermafroditismo é vulgar» entre os caprinos. No entanto, o fenómeno «geralmente não é tão desenvolvido» como no bode dos campos do Mondego.
O investigador tem pedido a Amândio Inácio para não abater o bode por enquanto, pois na ESAC, integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, estão interessados em avançar com o estudo do animal.
«Estamos a fazer o estudo cromossomático do bode em colaboração com o Laboratório de Citogenética e Genómica» da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, dirigido por Isabel Carreira, adiantou.
Sem comentários:
Enviar um comentário