Páginas

domingo, 26 de outubro de 2008

Música dos Bee Gees pode salvar vidas

Médicos americanos especialistas em atendimento de emergência descobriram que a música «Stayin alive», dos Bee Gees, tem o ritmo perfeito para ser seguido durante procedimento de massagem cardiaca feito em vítimas de ataque cardíaco, noticia o jornal Globo.

De acordo com o manual da American Heart Association, as compressões no peito da vítima devem ser feitas, durante o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, ao ritmo de 100 vezes por minuto, quase o mesmo do refrão de «Stayin alive», que é de 103 batidas por minuto.

A ressuscitação cardiopulmonar, conhecida pela sigla em inglês CPR, é uma técnica que consiste em compressões no peito da vítima e respiração boca-a-boca. É utilizada em emergências como paragem cardíaca ou respiratória.

Segundo a American Heart Association, o procedimento de CPR aumenta em três vezes a chance de sobrevivência de um paciente com paragem cardiorrespiratória, mas grande parte das pessoas tem medo de a fazer por não saber qual o ritmo ideal das massagens cardíacas.

Mas a solução parece ter sido encontrada. Segundo um estudo condizido pelo cardiologista David Matlock, da faculdade de medicina da Universidade de Illinois, constatou-se que aqueles que realizavam as massagens ao som da música dos Bee Gees conseguiam acertar o ritmo.

Sem comentários: