Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Curiosidades - O “Homem lobo canário”, Petrus Gonsalvus (Pedro González)


A grande maioria de nós conhece a famosa história de amor A Bela e a Fera. Mas poucos sabem que os heróis desse conto tinham origens reais. Tudo começou quando, em 1537, na ilha espanhola de Tenerife, nasceu um bebê estranho, cujo corpo era todo coberto de pelos.


Seus pais pensaram que seu filho era portador de alguma doença demoníaca (naquele tempo, ninguém ainda conhecia a hipertricose), e quando o pequeno Pedro completou 10 anos, foi vendido a piratas. Eles o batizaram como “Homem-lobo”, e o deram de presente a Henrique II, o Rei da França.

Henrique II notou que a criança rara era muito inteligente e que aprendia rapidamente o idioma francês. O rei então se dedicou a dar uma boa educação a ele. Segundo algumas fontes, quando Henrique morreu, sua esposa, a rainha consorte Catarina de Médici, foi a incentivadora do casamento de Pedro. Ele casou com a dama de companhia da rainha, a bela Catherine Raffelin.  

Mesmo que o casal parecesse claramente diferente da maioria das famílias nobres, nunca deram razões para que duvidassem da força de seu casamento. Eles tiveram 6 filhos, 4 dos quais herdaram a peculiaridade do pai. Os descendentes mais famosos de Pedro e Catherine foram as meninas Madeleine e Antonietta.

Mas, depois da morte de Catarina de Medici, a família caiu em desgraça ante a Corte da França e não pôde mais ficar no castelo. Por isso, Pedro levou sua família para a Itália, onde viveram durante algum tempo sob proteção de Margarida de Parma.

Depois de um tempo, a família se distanciou da vida nobre e se estabeleceu na província de Viterbo, onde Pedro morreu aos 81 anos (segundos os padrões da época, pode-se dizer que era um verdadeiro longevo).

A história de Pedro não só inspirou a escrita do conto de fadas sobre a Fera, que conseguiu conquistar o coração da Bela, como também incentivou cientistas para que estudassem sua patologia, a já mencionada hipertricose.

https://incrivel.club/inspiracao-gente/o-destino-de-pessoas-que-viveram-sob-condicoes-de-vida-rarissimas-582660/

Sem comentários: