Imagine o rumor na terra, tão alto que chegou a mais de 11.000 milhas do seu ponto de partida, e mesmo assim ninguém na terra o sentiu?
Foi exactamente isso que aconteceu em Novembro de 2018, quando, a norte de Madagáscar, começaram a ocorrer ondas sísmicas, chegando até ao Havai e atravessando enormes extensões de oceano. E continuaram a fazê-lo durante 20 minutos.
Uma pessoa viu-os – um entusiasta do terramoto que os viu no rastreio do sismograma em tempo real do US Geological Survey. Depois de colocar os curiosos ziguezagues no Twitter, os investigadores profissionais de terramotos tomaram nota e começaram a investigar.
Medindo formas de onda diferentes e certamente mais longas que os sismos “normais”, estas ondulações globais ainda são objecto de muito debate nos círculos sismológicos. Alguns acreditam que pode haver nova actividade vulcânica onde as ondulações começaram, mas não tem havido muita actividade vulcânica nesta região nos últimos 4.000 anos.
Outros propõem que um enorme “corpo magma” se ergue do fundo do oceano, causando estas estranhas ondulações e actividade. Algo os está a causar, mas o que é, os cientistas só podem especular. Afinal de contas, poderia ser algo completamente inesperado e de outro mundo!
Sem comentários:
Enviar um comentário